Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

07/08/2012 às 16h20 - Jovens talentos aproveitam aclimatação em Londres como preparação para Rio 2016  

Quando Bernardo de Souza deu os primeiros tiros com o arco, aos 11 anos, não imaginava que, aos 19, vivenciaria o clima olímpico de perto, em Londres. O atleta é um dos jovens brasileiros com potencial de participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro que faz parte do Projeto Vivência Olímpica. “É muito gratificante ter sido escolhido para participar desse programa. Não deixa de ser um reconhecimento por tudo que eu fiz até hoje. É uma grande honra estar aqui e viver o clima olímpico de perto”, comemora Bernardo.

A iniciativa faz parte do programa Geração Rio 2016, que proporciona a experiência olímpica antecipada para 16 jovens atletas. Desenvolvido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o projeto é voltado apenas para atletas de modalidades individuais ou em dupla. O desempenho nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, campeonatos e ranking mundiais foram os principais critérios de seleção.

Escolhida em 2009 como a melhor atleta das Américas, Lais Nunes Oliveira, 19 anos, é a representante da luta olímpica no projeto do COB. A lutadora começou na modalidade na cidade de Bairro Alto, em Goiás, e hoje é a única brasileira tricampeã pan-americana de luta olímpica. Em Londres, a atleta se espelha em Joice Silva, a única representante brasileira na modalidade.

“Acredito que estou no caminho certo e que em 2016 vou representar o país no tatame. Hoje estou apenas sentindo e vivendo o clima olímpico. Amanhã acredito que eu estarei lá competindo e vivendo esse experiência novamente”, disse Lais. Para 2012, o grande objetivo dela é conquistar uma medalha no Mundial Júnior, que será disputado em setembro, na Tailândia.

Na capital britânica, a rotina dos atletas inclui treinamento, acompanhamento dos treinos da modalidade, ida aos ginásios para acompanhar as competições das modalidades, visita à Vila Olímpica e à Casa Brasil e contato com a imprensa. Enfim, tudo o que possa antecipar, em termos de vivência, uma edição de Jogos Olímpicos.

Confira a reportagem em áudio:




Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos Londres 2012

Breno Barros, de Londres
Foto: Marcelo Saraiva
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: