Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

01/08/2012 às 17h48 - Aldo Rebelo participa de projeto de DNA na exposição Brazil at Heart  

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participou da coleta de DNA para o projeto We R No Race ("Nós não temos raça", em tradução livre), durante visita à exposição Brazil at Heart, na tarde desta quarta-feira (1º.08), na embaixada do Brasil em Londres.

"O projeto não só ajuda a quebrar preconceitos, como nos faz entender  por que temos na diversidade também essa unidade. Nós nos identificamos como brasileiros, com as nossas origens indígenas, africanas e europeias. Acho que, dessa maneira, o Brasil pode fazer da Copa e da Olimpíada um momento de celebração dessa virtude de ser tolerante", ressaltou o ministro.

O projeto dá aos visitantes a chance de participar de um estudo sobre DNA e saber um pouco mais sobre suas origens genéticas. O objetivo é colher cerca de mil amostras, como segunda parte da pesquisa. Em um primeiro momento, foram colhidas cinco mil amostras no Brasil.

Criado pelo professor Sérgio Pena, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o We R No Race tem o objetivo de provar que a histórica definição de raça está equivocada. Mesmo havendo características físicas semelhantes típicas em um mesmo continente, como cor de pele, o genoma humano mostra que as maiores variações ocorrem entre pessoas da mesma população. O projeto We R No Race pretende, assim, desmitificar a existência de várias raças, admitindo a existência apenas da raça humana e diminuindo preconceitos.

Confira a reportagem em vídeo da TV NBR:



Confira a reportagem em áudio:



Lilian Amaral, de Londres
Foto: Marcelo Saraiva
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: