Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

29/07/2012 às 11h45 - Sarah Menezes e Felipe Kitadai descrevem a sensação de subir no pódio olímpico  

Aplaudidos pelos jornalistas brasileiros na entrada da coletiva de imprensa, na tarde deste domingo (29.07), na Casa Brasil, em Londres, os medalhistas olímpicos Sarah Menezes e Felipe Kitadai descreveram a experiência de subir ao pódio na Olimpíada. “É o sonho de todos os atletas receber uma medalha, principalmente um ouro”, disse a judoca Sarah.

A piauiense, de 22 anos, falou sobre sua relação com a  cidade natal e os treinamentos em Teresina. “Nunca saí de Teresina. Com o tempo, conseguimos montar uma estrutura de treinamento em minha cidade. Considero que tenho duas famílias: uma em Teresina e a outra na seleção. Sou muito nova e tenho ainda dois ciclos olímpicos para disputar”, comentou Sarah. A jovem, que recebe o auxílio do Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, desde 2006, tornou-se a primeira mulher do país a garantir ouro no judô, logo no primeiro dia de competições oficiais dos Jogos de Londres.

Já o medalhista de bronze e também bolsista Felipe Kitadai revelou a tática para subir ao pódio. “A minha estratégia era ganhar todas as lutas. Mas não foi possível, pois acabei perdendo o terceiro combate, contra o atual primeiro lugar do ranking. Depois consegui me recuperar para conquistar a medalha de bronze para a gente”, afirmou o judoca.

Sarah Menezes ressaltou a importância do programa Bolsa-Atleta na retenção de atletas e na formação de novos talentos no esporte. “A ajuda é fundamental na base, com atletas juvenis que procuram o objetivo de chegar um dia aos Jogos Olímpicos”, disse.
 
Parceria
Para o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley Teixeira, o Ministério do Esporte é um grande aliado do judô. “O governo federal é um grande parceiro de todos os esportes brasileiros e contribui para o judô com ações como o Bolsa-Atleta, convênios e a Lei de Incentivo ao Esporte. Só temos a agradecer ao governo, especificamente ao ministro Aldo Rebelo e à presidenta Dilma Rousseff, por tudo que tem oportunizado para o esporte brasileiro.”

Paulo Wanderley ressaltou a visita de Aldo Rebelo, que cumprimentou diretamente os medalhistas olímpicos. “O ministro e o secretário Ricardo Leyser (secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento) prestigiaram os atletas do judô e demonstram o carinho que têm com o esporte brasileiro. O judô mostrou que está fazendo o seu dever de casa e dando o retorno esperado. A visita foi importante: nos sentimos lisonjeados”, completou.

Ao fim da coletiva, os atletas receberam um prato com brigadeiro de colher para festejar a doce conquista.

Confira a reportagem em áudio:




Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos Londres 2012


Breno  Barros, de Londres
Foto: Marcelo Saraiva
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: