Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

28/07/2012 às 12h56 - PERFIL: Judoca medalhista de ouro é bolsista do Ministério do Esporte desde 2006  

Sarah Menezes, piauiense de 22 anos, garantiu feitos inéditos para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. É a primeira mulher do país a garantir ouro no judô, e no primeiro dia de competições oficiais dos Jogos, o que jamais havia ocorrido na participação brasileira.

Sarah é integrante do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, desde 2006, quando ingressou no programa na categoria de bolsa Nacional. No ano seguinte passou para a Internacional, na qual permaneceu até 2008. A partir daí, a bolsa evoluiu para a categoria Olímpica, seguindo a evolução da carreira da atleta, vencedora do Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta brasileira em 2009.

Após os primeiros anos como bolsista, o destaque no judô permitiu que Sarah conseguisse um apoio individual que passou a financiar suas passagens aéreas para participar de competições – realidade bem diferente da que ela vivia antes de ser beneficiada com o Bolsa Atleta, quando precisava pedir à mãe o dinheiro do transporte urbano.

Em entrevista ao portal do Ministério do Esporte no fim de 2010, ela já destacava a importância do programa do governo federal: “O Bolsa Atleta é o apoio mais importante que tenho para o meu treinamento. Nós, atletas, estamos sempre procurando melhorar e superar desafios. O Bolsa-Atleta tem me ajudado bastante na minha trajetória esportiva”.

Conquistas
A estreia em Jogos Olímpicos ocorreu em 2008, em Pequim, quando integrou a delegação de 13 judocas do Brasil. Na época, a única medalhista feminina foi Ketleyn Quadros, com o bronze.

Além do ouro na prova até 48kg em Londres, ela registra outras boas conquistas na carreira. Campeã Mundial Júnior em 2008, em Amsterdã, Holanda; bicampeã Mundial Júnior em 2009, em Paris, França; medalha de ouro na temporada de 2009 nas Copas do Mundo de Madri (Espanha) e Lisboa (Portugal), sendo que nesta ela venceu todas as lutas por Ippon; medalha de prata no Campeonato Mundial de Judô de 2012, em Paris; bronze no Campeonato Mundial de Judô de 2010, em Tóquio, Japão; quinta colocada no Mundial Sênior de 2009, em Amsterdã; e quarta no Grand Slam de Tóquio, em 2009.

Leia mais:

Brasil é ouro em Londres. Sarah Menezes entra para a história do judô

Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos Londres 2012

Sueli Scutti
Foto: Divulgação/IJF
Ascom - Minstério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: