Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

24/07/2012 às 09h00 - Futebol feminino inicia em Londres caminhada pelo ouro olímpico  

Começa nesta quarta-feira, 25 de julho, a caminhada da seleção brasileira feminina de futebol em busca da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012. No grupo E, as meninas do Brasil enfrentam a seleção de Camarões às 14h45 (horário de Brasília) no Millenniun Stadium, em Cardiff, capital do País de Gales. No sábado, 28, jogam contra a Nova Zelândia, também em Cardiff, às 10h30. A última partida da fase de grupos é contra a dona da casa, Grã Bretanha, no estádio de Wembley, em Londres, às 15h45 do dia 31.

As duas medalhas de prata conquistadas nos Jogos Olímpicos Atenas 2004 e Pequim 2008 credenciam a equipe para voos mais altos. Maduras, algumas jogadoras têm o título olímpico como seu principal desafio. É o caso principalmente de Marta, escolhida como melhor jogadora do mundo por cinco anos consecutivos (2006 a 2010) e bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007). À geração dela, de Cristiane e Formiga, falta este título.

"Nossa história está mudando. Vamos trabalhar jogo a jogo. O time está concentrado em busca do ouro", disse a zagueira e capitã da equipe, Daiane Rodrigues, a Bagé, de 29 anos.

A preparação começou na Granja Comary, em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. O grupo ficou concentrado de 4 a 29 de junho. Depois de dois dias de folga, se reapresentou e, em 6 de julho, embarcou para uma pré-temporada na Suíça, que incluiu três amistosos, todos vencidos pelo Brasil: 2 a 0 contra o SC Kriens, equipe vice-campeã suíça; e 2 a 1 contra a Colômbia e contra o Canadá, que havia vencido o Brasil na final dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no ano passado.

“A gente está confiante, não saiu do Brasil e veio à toa para os Jogos Olímpicos. Temos a frustração de ter chegado à final duas vezes e não ter conseguido”, admitiu a atacante Cristiane, de 27.

A palavra de ordem é luta. O grupo está coeso e concentrado no grande objetivo. “A gente vai brigar por isso até o fim. Tenho certeza que temos muito a mostrar”, afirmou Marta, 26 anos.

A seleção brasileira comandada pelo técnico Jorge Barcellos é formada pelas goleiras Andreia Suntaque e Bárbara, as laterais Fabi, Maurine, Danielli Pereira e Rosana, as zagueiras Daiane (Bagé), Érika, Bruna e Aline Pellegrino, as meias Ester, Francielle, Renata Costa e Formiga e as atacantes Cristiane, Grazielle, Marta e Thaisinha.

O grupo F é composto por África do Sul, Japão, Canadá e Suécia. O G, por Colômbia, Coreia do Norte, e Estados Unidos. A medalha de ouro será disputada no dia 9 de agosto, no Estádio de Wembley, às 15h45 (horário de Brasília).

Desde a inclusão do futebol feminino no programa olímpico, nos Jogos de Atlanta, os Estados Unidos venceram três vezes (1996, 2004 e 2008) e a Noruega, uma (2000). O Brasil ficou em quarto lugar em 96 e 2000 e em segundo em 2004 e 2008.

Fonte: COB
Foto: Alaor Filho/COB

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: