Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

23/07/2012 às 10h00 - Blocos de rua do Rio arrastam dois mil foliões por 12 quilômetros da capital inglesa  

Londres amanheceu com cara de Rio de Janeiro no último sábado (21). Em ação conjunta entre o Ministério do Turismo e a Secretaria de Turismo do Governo do Estado, ingleses e turistas de outros países, que estão na capital inglesa para os Jogos Olímpicos, pularam carnaval ao ritmo do Monobloco e da Banda Sargento Pimenta, que toca os sucessos dos Beatles em ritmo de carnaval.

O evento faz parte do projeto Rio – Lapa Londres que tem como objetivo ensinar aos jovens londrinos e de outros países a tocar o samba de carnaval dos blocos de rua do Rio de Janeiro, incentivando-os a visitarem o Rio, fomentando assim, um dos maiores segmentos do turismo mundial: a cultura.

Segundo Marcos Pereira, chefe de gabinete da Secretaria, cerca de 2 mil foliões foram atrás dos blocos, num trajeto de aproximadamente 12 km de ruas e avenidas pelo bairro de Hackney, que está em processo de revitalização e se assemelha à Lapa carioca por conta da efervescência cultural.

“Cerca de 2 mil foliões pularam carnaval percorrendo 12 quilômetros de ruas e avenidas. Parecia um pré-carnavalesco no Rio, com mais de 20 mil espectadores registrando a festa em fotografias e filmagens. Isso é incalculável em termos de promoção para o nosso estado”, disse Marcos Pereira.

O desfile contou com cerca de 300 ritmistas dos dois blocos, além de 60 instrumentistas ingleses, que no final do desfile juntaram-se a outros artistas que participam do Hackney Festival.

Nesta segunda-feira (23), o secretário de Turismo, Ronald Ázaro, e o diretor de Operações da TurisRio, Marco Aurélio Paes, viajam para Londres, onde vão participar, com a presidenta Dilma Rousseff, da inauguração da nova embaixada brasileira na capital inglesa. Na ocasião será aberta a Exposição Brazil At Heart, que mostrará a capacidade do país em sediar megaeventos, com produtos e serviços inovadores, além do crescente potencial turístico.

Ainda em Londres, Ronald Ázaro e Marco Aurélio Paes aproveitarão a oportunidade, como observadores, para ver a logística do evento uma vez que o Rio de Janeiro será a próxima sede dos Jogos Olímpicos.

Fonte: Governo do Rio de Janeiro
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: