Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

12/07/2012 às 16h50 - Prestes a estrear em Olimpíadas, Caio Sena irá até o limite na marcha atlética  

Aos 21 anos, Caio Sena encara a sua primeira Olimpíada. O único representante nacional nos Jogos Olímpicos de Londres na marcha atlética, prova de 20 km, está prestes a enfrentar o maior desafio da sua curta carreira. “É a minha primeira Olimpíada e eu não vou para brincar e nem para ganhar experiência, eu vou dar a minha vida, mesmo”, declara o atleta que recebe o auxílio financeiro do programa Bolsa-Atleta.

A principal inspiração ele encontra dentro de casa. “Meus pais são os meus treinadores. O meu pai cuida da parte física e a minha mãe da parte prática, porque ela é ex-atleta da marcha. Sempre gostei de esporte, em casa todo mundo gosta. Brinco dizendo que até os nossos cachorros são atletas”, revela.

Caio pratica a modalidade há cinco anos, dois deles na categoria adulta, na prova de 20 km, a mesma que ele disputará nas ruas de Londres. “Fiz um teste na marcha, por conhecer e acompanhar a minha mãe, eu me apaixonei e os resultados vieram rápido. Falam que para fazer um atleta olímpico precisa de quatro anos, conseguimos em dois”. Nos três anos no juvenil, o atleta disputava a prova de 10 km.

“Na prova de 20 km o volume de treinamento é maior e mais intenso. A gente sente muita dor e muito desgaste, tanto a parte física quanto a mental. Na hora da prova você sente aquela fraqueza, pois está precisando de energia, já que está no seu limite. Na hora da prova você luta muito com a mente, porque tem que estar muito bem psicologicamente. Mas depois a recuperação é rápida”, explica.

O atleta é uma promessa do esporte nacional para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, quando Caio estará na melhor forma física. “Estou treinando muito e me dedicando ao máximo, e penso que vou fazer uma ótima prova lá. Treina duas vezes ao dia, de segunda a sábado. Hoje, o meu objetivo é 2012 e não estou pensando em 2016. Agora, quando terminar a prova de Londres, eu irei pensar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.”

Ao calçar os tênis e dar os primeiros passos na terra da rainha, Caio Sena terá uma meta bem clara. “Eu quero fazer um tempo abaixo do que fiz no índice de 1h21min36s. Não sei o que vai dar, quero ficar entre os 15, o que já é um ótimo resultado. Eu quero terminar assim, mesmo que eu seja o último, eu quero terminar dando o meu melhor.”

O atleta embarca para Londres no dia 23 de julho e os últimos ajustes serão feitos no centro de treinamento do Brasil, no Crystal Palace. A prova será disputada no dia 4 de agosto.

 Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos Londres 2012:



Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: