Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

09/07/2012 às 11h00 - Equipe de saltos é convocada para provas de hipismo dos Jogos Olímpicos de Londres  

A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) anunciou os nomes dos conjuntos que representarão o Brasil na disputa olímpica de saltos, a partir do dia 27 de julho. Entre os convocados está Rodrigo Pessoa, escolhido na sexta-feira (06.07) pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para ser o porta-bandeira brasileiro na cerimônia de abertura dos Jogos. Os conjuntos Álvaro Affonso de Miranda Neto (Doda)/AD Rahmannshof’s Bogeno, Carlos Eduardo Motta Ribas/Wilexo, José Roberto Reynoso Fernandez Filho/Maestro St. Lois e Luiz Francisco de Azevedo/Special completam a delegação, que conta com quatro titulares e um reserva a serem definidos por Rodrigo Pessoa, técnico da equipe.

“A partir de hoje, os conjuntos cumprirão uma rotina de preparação que incluirá treinos específicos, acompanhamento veterinário, além de reuniões estimulando a convivência do grupo. Depois de muitas etapas de observação, chegamos com a melhor equipe possível para os Jogos", disse o presidente da CBH Luiz Roberto Giugni.

“Lamentamos informar que o conjunto formado por Karina Johannpeter e Uraquay, que vinha de ótima performance no GP da Europa em Aachen, desfalca a equipe nacional, em consequência de uma cirurgia de cólica a que foi submetido seu cavalo", completou Luiz Roberto.

A equipe conta com dois atletas já com experiência olímpica e três estreantes: Doda Miranda participará da competição pela quarta vez, enquanto Luiz Francisco de Azevedo, José Roberto Reynoso e Carlos Eduardo Ribbas farão a estreia na competição. Para Rodrigo Pessoa, essa será a sexta participação olímpica. A primeira foi em Barcelona 1992, aos 19 anos.

O hipismo Brasileiro possui três medalhas olímpicas, a primeira delas conquistada em Atlanta 1996 quando a equipe formada for Rodrigo Pessoa, Álvaro Affonso de Miranda Neto, Luiz Felipe de Azevedo e André Johannpeter garantiu a terceira colocação. O feito foi repetido quatro anos depois, nos Jogos de Sydney 2000, com os mesmos cavaleiros voltando a subir ao pódio olímpico, conquistando o bronze para o Brasil. Em Atenas 2004, Rodrigo Pessoa e Baloubet du Rouet levaram o ouro olímpico no individual.

A fase final de treinamentos da equipe brasileira de saltos será na Holanda, na escola de equitação de Doda Miranda.

Confira o perfil dos atletas que integram a equipe brasileira olímpica de saltos:

Alvaro Affonso de Miranda Neto (Doda)
Data de Nascimento: 05/02/1973
Local: São Paulo, SP
Peso: 86kg
Altura: 1,86m
Perfil: Doda Miranda é um dos principais cavaleiros do país e grande incentivador do hipismo nacional. Atualmente é o brasileiro mais bem colocado no ranking da FEI, ocupando a 19ª posição. A temporada de 2011 foi a melhor de sua carreira. O cavaleiro foi o terceiro colocado no GCT, maior circuito hípico do mundo e esteve no pódio de algumas das principais provas de hipismo, além de vencer 14 GP’s. Doda Miranda esteve presente na conquista da medalha de bronze por equipe nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996 e Sydney, 2000. Além disso, Doda coleciona mais três medalhas em Jogos Pan-Americanos, ouro por equipe em Winnipeg 1999, bronze por equipe em Santo Domingo 2003 e prata por equipe nos Jogos de Guadalajara, em 2011. Londres será a sua quarta participação em Jogos Olímpicos.

Rodrigo Pessoa
Data de Nascimento: 29/11/1972
Local: Paris, França
Peso: 75kg
Altura: 1,77m

Perfil: Campeão olímpico em Atenas 2004, campeão mundial em Roma em 1998 e tricampeão da Copa do Mundo 1998/ 1999 /2000, Rodrigo Pessoa, que nasceu na França, é brasileiro de coração e considerado o melhor cavaleiro brasileiro do país e um dos maiores do mundo. Participou de três edições de Jogos Pan-Americanos. Em 1995, integrou a equipe brasileira medalha de ouro em Mar del Plata, na Argentina. Em 2007, conquistou o ouro por equipe e a prata individual, no Rio de Janeiro e em 2011 conquistou a medalha de prata por equipes, em Guadalajara. Além de cavaleiro, Rodrigo também é técnico da equipe brasileira e divide as funções com o francês Jean Maurice Bonneau. Londres será a sua sexta participação em Jogos Olímpicos, sua estreia foi em Barcelona 1992, aos 19 anos Conquistou a medalha de bronze por equipes em Atlanta 1996 e Sidney 2000 e também esteve presente em Pequim 2008.

José Roberto Reynoso Fernandez Filho (Zé Roberto)
Data de Nascimento: 14/02/1980
Local: São Paulo, SP
Peso: 95kg
Altura: 1,82m

Perfil: Filho do lendário Alfinete, Zé Roberto herdou do pai o talento para o esporte. É atualmente um dos cavaleiros mais vitoriosos do país. Foi bicampeão do ranking da Confederação Brasileira de Hipismo na categoria Sênior Top em 2007 e 2008. Foi o vencedor das observatórias olímpicas realizadas no Brasil pela CBH e teve a chance de ir para Europa competir com os principais cavaleiros do mundo. Com um excelente desempenho durante toda a fase de escolha da equipe brasileira, Zé Roberto foi convocado para participar pela primeira vez de uma Olimpíada.

Luiz Francisco de Azevedo (Chiquinho)
Data de Nascimento: 28/03/1985
Local: Rio de Janeiro, RJ
Peso: 78kg
Altura: 1,85m

Perfil: Chiquinho é o filho caçula de Luiz Felipe de Azevedo, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atlanta e Sydney. Foi observando o pai e o irmão mais velho, Felipinho, que decidiu seguir os mesmo passos. Em 2011 venceu o GP de Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira, o Mini GP e também foi campeão do Ranking da SHB. Alternando temporadas de saltos na Europa e no Brasil, Chiquinho é estreante em Jogos Olímpicos e quer repetir o sucesso o do pai.

Carlos Eduardo Mota Ribas (Cacá)
Data de Nascimento: 07/06/1973
Local: São Paulo, SP
Peso: 82kg
Altura: 1,81m

Perfil: Cacá Ribas é um dos ícones do hipismo brasileiro. Aos 13 anos largou a natação para aprender a montar desde 1997 está radicado na Bélgica. Construiu uma sólida carreira esportiva e também como comerciante de cavalos. Não dá para falar do cavaleiro paulista sem citar o notável Mumu, cavalo que puxava carroça no Rio de Janeiro e que lhe proporcionou muitas vitórias no Brasil e na Europa até 2002, quando foi aposentado. Entre as principais conquistas de Cacá Ribas estão o Derby de Eindhoven (Holanda), o Derby de Lummen (Bélgica), o Derby Hickstead Salver em Hickstead (Reino Unido), a prova The Best of Brazil do Athina Onassis Horse Show, o 2º lugar na Copa das Nações em Linz (Áustria) e 3º lugar na Copa das Nações de La Baule (França). Londres será a estreia de Cacá em Olimpíadas.

Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos Londres 2012:



Fonte: CBH
Foto: Divulgação/CBH
Ascom – Ministério do Esporte  
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: