Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

29/06/2012 às 17h08 - Futebol abre o calendário de competições nas Olimpíadas  

Antes do acendimento da pira olímpica, na cerimônia de abertura dos Jogos de Londres, no dia 27 de julho, as Olimpíadas já terão começado para o esporte mais popular do Brasil: o futebol. No dia 25 a bola começa a rolar no torneio feminino e no dia 26 será a vez de os homens entrarem em campo. A final feminina acontecerá no dia 10 de agosto e a masculina, no dia 11.

A equipe feminina, comandada pelo técnico Jorge Barcellos, terá nas Olimpíadas de Londres 18 jogadoras. Os nomes foram divulgados nesta sexta-feira (29.06), durante a fase de preparação da equipe no Centro de Treinando da Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro.

Metade da equipe nacional é beneficiada pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte: Aline Pellegrino, Andreia Suntaque, Barbara Micheline, Ester, Formiga, Grazielle, Maurine, Renata Costa e Thaisinha. Completa a equipe verde e amarela Bruna, Cristiane, Daiane, Elaine, Erika, Fabi, Francielle, Rosana, e a cinco vezes melhor do mundo - a Marta.

A modalidade feminina entrou no cronograma olímpico na edição de 1996 dos Jogos, em Atlanta.  A equipe nacional tem duas medalhas de prata, conquistadas em Atenas 2004 e Pequim 2008. Os jogos das duas finais brasileiras foram contra a seleção dos Estados Unidos, que disputaram todos os lugares mais altos do pódio na modalidade até hoje e que guardam no currículo três medalhas de ouros e uma prata.   

Na primeira fase das Olimpíadas, o Brasil enfrentará a seleção de Camarões, no dia 25 de julho, e a de Nova Zelândia, dia 28 de julho, em Cardiff, no País de Gales. Na última partida da fase, as meninas brasileiras enfrentam a Grã-Bretanha, dia 31 de julho, em Wembley, em Londres.

Antes dos Jogos Olímpicos, a seleção feminina disputará a Copa da Suíça, de 11 a 17 de julho. O Brasil enfrentará a Colômbia, no dia 14 de julho, e o Canadá, no dia 17 de julho.

A equipe masculina que entrará em campo em busca do ouro inédito em Londres será convocada pelo técnico Mano Menezes no dia 5 de julho no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro. Os 18 jogadores serão selecionados a partir da lista dos 35 convocados pelo técnico da seleção masculina no dia 7 de junho.

Na fase de classificação, a seleção dos homens estreia contra o Egito, no dia 26 de julho, em Cardiff. A segunda partida será no dia 29 de julho contra a Bielorrússia, em Manchester. O último jogo será contra a Nova Zelândia, no dia 1º de agosto, em Newcastle.

Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos Londres 2012:



Breno Barros
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: