Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

22/06/2012 às 18h15 - Conheça a esgrima, modalidade olímpica que contará com três representantes brasileiros  

Riposte, Parry e Lunge são palavras ainda desconhecidas da maioria das pessoas, mas, no que depender de Athos Schwantes, Guilherme Toldo e Renzo Agresta, passarão a fazer parte do vocabulário dos brasileiros durante e após os Jogos Olímpicos de Londres. Os termos são nomes de fundamentos da esgrima, modalidade que apareceu na primeira edição das Olimpíadas modernas, em 1896. Em Londres, participarão 212 esgrimistas – 105 no masculino e 107 no feminino.

Na esgrima, o objetivo é tocar o adversário com o sabre, a espada ou o florete. Os competidores podem duelar individualmente ou por equipes e não é permitido o contato físico direto. Vence quem somar 15 toques ou permanecer nove minutos sem ser tocado pela arma do adversário. Em disputas por equipe, vence quem tocar o adversário 45 vezes.

Entre as habilidades que um esgrimista deve ter, estão velocidade, agilidade e precisão. É o que afirma o mestre d’armas Alexandre Teixeira, do Grêmio Náutico União e treinador do floretista olímpico Guilherme Toldo.

“Na esgrima o adversário deve executar a ação já prevendo a reação que encadeará no adversário. Além de todas as habilidades que os atletas das demais modalidades precisam ter, o esgrimista precisa de potência, principalmente nos membros inferiores, e raciocínio rápido”, aconselha Alexandre àqueles que pretendem começar no esporte.

“É a primeira vez que a esgrima brasileira participa de uma olimpíada nas três armas e essa continuidade que o país vem tendo em Jogos Olímpicos vai contribuir bastante para a visibilidade e para desmitificar o esporte no país. Muitos pensam que é um esporte perigoso ou caro, mas os praticantes podem se associar a clubes que fornecem todo o material e a estrutura”, completa o mestre d’armas.

As disputas da esgrima em Londres acontecerão em 35 pistas no Ginásio ExCel, entre os dias 28 de julho e 5 de agosto.

Confira vídeo sobre a esgrima na seção ABC do Esporte, no portal do Ministério do Esporte



Paula Braga
Foto: Locog
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: