Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

20/06/2012 às 10h30 - Tocha Olímpica chega ao 33º dia de jornada  

A 37 dias do início dos Jogos de Londres 2012, algumas cidades britânicas já puderam sentir de perto o clima olímpico. É o caso de York, que fica ao norte da Inglaterra, a 340 km da capital. A cidade recebeu nesta quarta-feira (20.06) a tocha olímpica em seu 33º dia de jornada rumo ao Estádio Olímpico de Londres, onde será realizada a cerimônia de abertura dos Jogos deste ano.

A pira olímpica iniciou sua trajetória nesta manhã com a catedral de York Minster – ponto turístico da cidade e uma das maiores catedrais do mundo – como cenário. Para a primeira carregadora do dia, a passagem da chama olímpica pela cidade teve mais um fator especial: a britânica Jessica Hoggarth-Hall, que percorreu cerca de 300 metros com o fogo olímpico, comemora hoje seu 14º aniversário. A jovem foi escolhida entre os moradores da região e suas histórias inspiradoras por ter superado sua dislexia com a ajuda de aulas de teatro.

Em seguida, foi a vez de Josephine Loughran conduzir o símbolo olímpico de uma forma inusitada: a carregadora levou a tocha a bordo da locomotiva a vapor Scots Guardsman, construída em 1927.

No total, 85 pessoas carregarão a tocha olímpica ainda hoje, passando por Thirsk, Northallerton, Aiskew, Bedale, Aysgarth, Leyburn, Richmond, Barnard Castle, Brough, Appleby-in-Westmorland, Penrith and Carlisle.


História
Considerada pelos gregos antigos como o fogo sagrado, a chama olímpica percorrerá, ao todo, um trajeto de 12.875 km em uma jornada de 70 dias. O Brasil, como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, também teve seu representante na cerimônia de transmissão da tocha: o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, foi o quarto condutor da chama olímpica, ainda na Grécia.

O design escolhido para a tocha olímpica pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres (LOCOG, na sigla em inglês) tem uma explicação: segundo seus criadores, os designers Edward Barber e Jay Osgerby, o objeto triangular, dourado e com oito mil círculos perfurados representa cada um dos oito mil carregadores e suas histórias pessoais de superação e contribuição para as comunidades locais, característica que foi celebrada durante o acendimento do símbolo.

Desde os jogos de Londres em 1948, a chama já foi carregada por lugares inusitados, como debaixo d’água (em Sydney 2000), na neve (nos Jogos de Inverno de Vancouver 2010) e à bordo de um avião Concorde (nos Jogos de Inverno de Albertville 1992).

A jornada olímpica termina no dia 27 de julho, com a chegada à festa de abertura dos Jogos de Londres. O trajeto da tocha pode ser acompanhado ao vivo no endereço http://www.london2012.com/torch-relay/video/live.html .

Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos Londres 2012:





Paula Braga, com informações do COI
Foto: LOCOC
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: