Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

18/06/2012 às 17h52 - Paralímpicos batem mais de 70 recordes no Circuito Caixa de Atletismo e Natação  

O fim de semana foi marcado por muita ansiedade e confiança para os cerca de 900 atletas, de 20 estados, do Distrito Federal e do exterior, que participaram da 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo e Natação. A competição, realizada no sábado (16.06) e no domingo (17.06), no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães e na piscina do Corinthians, em São Paulo, representou a última oportunidade de conquistar o índice nas duas modalidades para os Jogos Paralímpicos de Londres.

A competição teve mais de 70 recordes brasileiros e três mundiais quebrados (apenas um recorde mundial foi conquistado em modalidade que faz parte do programa paralímpico). Os resultados refletem o desejo de fazer parte das 20 vagas na natação (14 no masculino e seis no feminino) e 35 no atletismo (24 no masculino e 11 no feminino) dos Jogos Paralímpicos. A competição contou com a participação de atletas de Brasil, Argentina, México, Peru, Equador, Venezuela, República Dominicana e Nigéria.

No primeiro dia, foram batidos mais de 30 recordes brasileiros. O bolsista do Ministério do Esporte Jonathan Santos (foto) quebrou o recorde mundial no lançamento de disco F40. Ele atingiu 42,03m e superou a marca do grego Stathhelakos Paschalis (40,92m), feita no começo de 2011 no Mundial de Atletismo da Nova Zelândia.

Também contemplada pelo programa Bolsa-Atleta, a baiana Verônica Almeida, veterana nas piscinas e medalhista nos Jogos de Pequim, sonha com mais uma Paralimpíada no currículo. A atleta bateu três recordes brasileiros, nos 100m e 400m livres, com 1min24s71 e 6min26s04, respectivamente, e nos 50m borboleta, com 38s25. Em Pequim, Verônica conquistou a medalha de prata nos 50m borboleta, com 38s49. “Estou muita satisfeita. Diminuir meu tempo é um incentivo, pois quero participar de mais uma edição dos Jogos Paralímpicos”, disse.

Convocação
Para o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, os resultados são reflexos do aumento na qualidade técnica dos atletas. “Como última oportunidade para conseguir a qualificação para Londres, é normal que os recordes apareçam. Para garantir vaga, todos estão dando o melhor”, afirmou. Segundo ele, a convocação da delegação brasileira que vai competir nas Paralimpíadas de Londres será divulgada na próxima quarta-feira (20.06).

Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012



Cleide Passos
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: