Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

18/06/2012 às 16h59 - COB apresenta os primeiros atletas do Projeto Vivência Olímpica  

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) apresentou nesta segunda-feira (18.06), no Rio de Janeiro, os dez primeiros atletas que participarão do Projeto Vivência Olímpica, que levará para Londres 16 atletas com potencial de participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O objetivo da iniciativa é proporcionar a experiência olímpica antecipada para os jovens esportistas. Os seis nomes restantes serão divulgados em julho.

O chefe da Missão Brasileira, Bernard Rajzman, ressalta a necessidade de antecipar a experiência. “Pela primeira vez o Brasil está se propondo a buscar jovens com capacidade e potencial de se tornarem atletas olímpicos para vivenciar em loco o que é uma Olimpíada. Então, esses atletas de diversas modalidades, com idade inferior a 16 anos, terão essa experiência em Londres. É importante que eles possam sentir esse ambiente e se prepararem para chegar aos Jogos Olímpicos em 2016”, frisa.   

Alessandra Marchioro (natação), Andressa Mendes (saltos ornamentais), Felipe Wu (tiro esportivo), Flávia Gomes (judô), Hugo Calderano (tênis de mesa), Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), Martine Grael (vela), Rebeca Andrade (ginástica artística), Thiago Monteiro (tênis) e Vitor Araújo Felipe (vôlei de praia) são os primeiros dez selecionados. Dessa equipe, sete são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Os atletas ficarão alojados no Centro Esportivo Crystal Palace, base do Time Brasil antes e durante os Jogos Olímpicos Londres 2012. A rotina deles em Londres 2012 incluirá treinamento, quando possível, acompanhamento dos treinos e das competições de sua modalidade, visita à Vila Olímpica e à Casa Brasil, entre outras atividades.

Para a judoca Érika Miranda, que competirá em Londres na categoria até 52 kg, o benefício dessa experiência para os jovens é imensurável. “Quem está começando pode se espelhar não só nos atletas, mas em todas as pessoas que estão realmente levando a bandeira nacional para o lugar mais alto do pódio. Hoje eu e o restante dos atletas estamos representando o país em Londres, mas futuramente serão os jovens atletas que competirão nas Olimpíadas e nós sentiremos tanto orgulho deles quanto eles sentem da gente hoje”, destaca Érika.


Confira os perfis dos atletas do Projeto Vivência Olímpica:

Alessandra Marchioro (natação)
Idade:19 anos
Data de nascimento: 13.05.1993
Local de nascimento: Curitiba

Perfil: Alessandra é uma das nadadoras mais rápidas do mundo da nova geração. Nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, foi finalista em cinco provas e por alguns centésimos não subiu ao pódio nos 50m livre. Por pouco, não se classificou para os Jogos Olímpicos de Londres.

Andressa Mendes (saltos ornamentais)
Idade: 15 anos
Data de nascimento: 18.04.1997
Local de nascimento: Rio de Janeiro

Perfil: Aos 14 anos, Andressa foi uma das atletas mais jovens da delegação brasileira nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011. A menina, desde os 7 anos, diz querer ser igual a Juliana Veloso, atleta em quem se inspira.

Felipe Wu (tiro esportivo)
Idade: 20 anos
Data de nascimento: 11.06.1992
Local de nascimento: São Paulo

Perfil: Felipe começou no esporte aos 8 anos, por influência dos pais, também atiradores. Maior promessa do tiro brasileiro, Wu contraria a tradição da modalidade, ligada aos militares, e impressiona por sua frieza e precisão.

Flávia Gomes (judô)
Idade: 18 anos
Data de nascimento: 15.03.1994
Local de nascimento: Santo André (SP)

Perfil: Flávia começou no esporte aos 9 anos, em Dracena, no interior de São Paulo, onde seus pais trabalhavam. A família se mudou para o ABC paulista e os resultados não demoraram. Foi campeã mundial sub-17, em 2009, e medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, competindo na categoria até 63kg. Já disputou três Grand Slams na categoria adulta.

Hugo Calderano (tênis de mesa)
Idade: 15 anos
Data de nascimento: 22.06.1996
Local de nascimento: Rio de Janeiro

Perfil: Com o título do torneio individual da etapa do Circuito Mundial de Tênis de Mesa da Argentina, em abril, Hugo passou a liderar o ranking do Circuito Mundial Júnior, fato inédito na história da modalidade no país.

Isaquias Queiroz (canoagem velocidade)
Idade: 18 anos
Data de nascimento: 03.01.1994
Local de nascimento: Ubaitaba (BA)

Perfil: Seu local de nascimento, Ubaitaba, significa “cidade da canoa” no idioma indígena tupi. Por meio da canoagem superou diversas adversidades e, aos 17 anos, sagrou-se campeão mundial juvenil no C1 200m, título inédito para o Brasil na modalidade.

Martine Grael (vela)
Idade: 21 anos
Data de nascimento: 12.02.1991
Local de nascimento: Niterói (RJ)

Perfil: Traz no sangue o dom do iatismo. Filha do maior medalhista olímpico do país, Torben Grael, Martine já entrava em um barco a vela aos quatro anos para acompanhar o irmão mais velho. Foi em 2010, aos 10 anos, que começou a levar a modalidade mais a sério ao competir na classe optmist.

Rebeca Andrade (ginástica artística)
Idade: 13 anos
Data de nascimento: 08.05.1999
Local de nascimento: Guarulhos (SP)

Perfil: Em seu primeiro campeonato na categoria adulta, Rebeca Andrade surpreendeu a todos ao conquistar a primeira colocação do Troféu Brasil 2012, derrotando atletas consagradas como Daniele Hypolito e Jade Barbosa.

Thiago Monteiro (tênis)
Idade: 18 anos
Data de nascimento: 31.05.1994
Local de nascimento: Fortaleza

Perfil: Os principais títulos do tenista foram na Copa Gerdau, que é um dos torneios juvenis mais importantes do mundo, na Assunção Bowl no Paraguai, no Astrid bowl, na Bélgica e no Offenbach na Alemanha. Os títulos valeram pontos para o ranking mundial, chegando a ser número dois do mundo no juvenil.

Vitor Araújo Felipe (vôlei de praia)
Idade: 21 anos
Nascimento: 10/03/1991
Local de nascimento: João Pessoa

Perfil: Vitor começou sua carreira nas quadras, aos 11 anos, na escolinha do Professor Demi, no Colégio Pio X, em João Pessoa. Decidiu-se mudar para as areias em 2006, quando, por acaso, jogou com Álvaro Filho um torneio regional. Ficaram juntos até o meio de 2011, quando passou a jogar com Thiago. Antes do fim da temporada, passou a formar dupla com Moisés.

Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos Londres 2012:



Breno Barros
Foto: Ismar Ingber/COB
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: