Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

07/05/2012 às 14h59 - Ouro nos Jogos Escolares do Reino unido, Camila tem foco nas Olimpíadas de 2016  

Aos 17 anos, Camila Gebara Nogueira, uma das grandes apostas do judô brasileiro, conquistou na manhã desta segunda-feira (07.05) mais uma medalha de ouro nos Jogos Escolares Ingleses na categoria mais 70kg. Para conquistar o título inglês, a atleta teve que vencer cinco lutas. A final foi contra uma adversária conhecida - Jodie Myers -, para quem ela perdeu em competição na França, no início do ano. A judoca ainda competirá nos jogos na tarde de terça-feira, por equipes.

Camila pratica a modalidade desde os 2 anos de idade. “Meus pais queriam praticar esporte, mas não tinham com quem deixar eu e minha irmã. Minha mãe fez com que um clube de Dourados aceitasse a gente em alguma modalidade e o judô nos recebeu. Foi assim que comecei, como brincadeira”, lembra.

A brincadeira durou até os 11 anos de idade, quando a adolescente foi participar da competição regional (Região V) e voltou com o terceiro lugar, mas tinha condições de ter sido campeã. “Eu poderia ter ganhado, perdi por erros bobos. Percebemos, então, que eu tinha que mudar para um treinamento mais sério, voltado para o alto rendimento”. No mesmo ano, ela mudou de clube e segue até hoje com o sensei (treinador, em japonês) Jorge Yamakawa.

Em 2006 o resultado apareceu, com a conquista do segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Judô. Já no ano seguinte, a judoca voltou ao brasileiro e faturou o primeiro campeonato. Ainda em 2007, Camila também foi campeã no Pan-Americano e terceiro lugar nas Olimpíadas Escolares. A atleta pensou em parar, mas o treinador não permitiu. Ele agradece porque, desde então, não parou de ganhar.

No ano passado, a judoca participou do mundial na Ucrânia. “Foi uma experiência fantástica, mas agora tenho o desafio de voltar ao mundial e ganhar um título. Foi a primeira vez que fiz parte de uma competição e não ganhei nenhuma medalha”, lamenta. O foco maior da judoca são os Jogos Olímpicos de 2016. “Eu procuro não pensar muito para não sofrer com a ansiedade. Mas treino para isso. Tenho grandes chances, estarei com 21 anos, uma ótima idade”, afirma Camila.


Lilian Amaral, de Londres
Foto: Lilian Amaral
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: