Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

28/04/2012 às 12h40 - Bolsista é campeã no Pan-Americano de Judô e garante vaga nos Jogos Olímpicos de Londres  

No primeiro dia do Pan-Americano de Judô, disputado na sexta-feira (27.04) em Montreal, no Canadá, o Brasil conquistou cinco ouros, três bronzes e uma vaga olímpica com a atleta Maria Portela, beneficiada pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

Além de Maria Portela, conquistaram o primeiro lugar na competição Rafael Silva, Renan Nunes, Leandro Guilheiro e Mayra Aguiar. Já Eduardo Bettoni, Maria Suelen Altheman e Mariana Silva ficaram com o bronze. A confirmação da vaga olímpica de Maria Portela (-70kg) veio após a judoca derrotar a cubana Onix Cortes na final.

Mariana Silva (-63kg), outra bolsista do Ministério do Esporte, ficou mais perto de disputar as Olimpíadas ao vencer a norte-americana Christal Ransom na disputa do terceiro lugar. A atleta é a dona da vaga, até o momento, mas aguarda a definição dos outros torneios continentais, que também estão sendo realizados neste fim de semana.

Número um do mundo na categoria até 78kg, Mayra Aguiar teve estreia arrasadora e derrotou a venezuelana Keivi Pinto por ippon em apenas 26 segundos de luta. A brasileira ainda derrotou a canadense Amy Cotton por yuko, antes de vencer a cubana Ydallis Ortiz por ippon e ficar com a medalha de ouro.

Renan Nunes na categoria até 100kg venceu suas três lutas por ippon. A primeira foi contra Italo Cordova, do Chile. Em seguida, foi a vez do experiente cubano Oreydi Despagne. Na decisão do ouro, Renan aplicou o golpe perfeito no argentino Cristian Schmit.

Rafael Silva (+100kg) conquistou o ouro ao vencer as duas primeiras lutas por ippon: Darrel Castillo, da Guatemala, no primeiro combate, e Juan Villalobos, do México, na semifinal. O lugar mais alto do pódio veio quando o brasileiro derrotou o cubano Oscar Brayson na final.

Leandro Guilheiro, (-81kg), número um do mundo, ganhou o último ouro após bater o canadense Antoine Valois-Fortier no combate decisivo. Em seu caminho até o título, o brasileiro derrotou Reginald de Windt, das Antilhas Holandesas, e o colombiano Pedro Castro.

Breno Barros
Foto: Márcio Rodrigues/Fotocom.net
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: