Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

24/04/2012 às 15h55 - Intercâmbio permite troca de experiência na organização de competições escolares  

O intercâmbio entre o Brasil e a Inglaterra que levará 18 atletas escolares brasileiros para disputar os Jogos Escolares do Reino Unido 2012 vai além da troca de experiência entre os jovens. A delegação brasileira contará também com a presença de membros do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), responsável pelas Olimpíadas Escolares brasileiras, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), responsável pelo paradesporto escolar nacional e da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que conhecerão os detalhes da organização do evento londrino.  

“Iremos conhecer o foco da competição, a amplitude em relação às escolas, estudantes e categoriais. Com a experiência poderemos observar também a forma como eles envolvem os jovens, o nível de organização, a partição da escola no processo, o nível de organização das escolas e as dificuldades para encontrar um paralelo em relação ao desenvolvimento do esporte escolar no Brasil”, explicou o presidente da CBDE, Sérgio Rufino.

A experiência em Londres foi garantida por meio de acordo assinado entre o Brasil e a Inglaterra, que prevê um intercâmbio de cooperação internacional durante as competições estudantis dos dois países. No segundo semestre, uma comitiva britânica virá competir nas Olimpíadas Escolares brasileiras.

O coordenador do paradesporto escolar, Ramon Pereira, ressalta a oportunidade de conhecer novas estruturas de organização de eventos escolares. “A nossa expectativa é muito boa, porque hoje não temos um parâmetro para comparar a organização do nosso evento no Brasil. Assim, podemos fazer uma avaliação da organização dos nossos jogos para proporcionar uma melhor qualidade para os nossos atletas e evento”, explicou.

Criada em 2006, o paradesporto escolar brasileiro é considerado o maior do mundo ao atender em cada edição cerca de 1,7 mil pessoas, entre atletas, técnicos e assistentes. A comitiva inglesa vai conhecer o evento brasileiro entre os dias 15 e 21 de outubro, em São Paulo. “Em 2016 esses atletas que irão participar desta iniciativa estarão representando o país no Rio de Janeiro e o incentivo agora é muito importante”, completa Ramon.

Leia também:

Intercâmbio leva alunos brasileiros para competir nos Jogos Escolares do Reino Unido

Breno Barros
Crédito: Ana Patrícia/COB
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: