Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

20/04/2012 às 09h00 - Confira a agenda esportiva deste fim de semana  

O final de semana será marcado pelos eventos-teste que serão disputados no palco dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Disputam em Londres os atletas brasileiros do nado sincronizado e do tiro esportivo. No Brasil, a cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo, recebe a etapa de abertura do Circuito Nacional Correios Infanto Juvenil, que neste ano será disputado em sete eventos.

Confira os eventos nacionais e internacionais:

Nado sincronizado
Atletas brasileiras do nado sincronizado disputam até domingo (22.04) o pré-olímpico da modalidade, em Londres, que servirá como evento-teste para os Jogos Olímpicos de julho. Estarão em jogo 24 vagas no dueto e três por equipes. Participam da competição mais de 160 atletas de 34 países. No dueto, o Brasil será representado pelas atletas beneficiadas pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, Lara Teixeira e Nayara Figueira, atuais campeãs sul-americanas. Por equipes, a seleção brasileira conta com dez atletas.

Tiro esportivo
Estão em Londres 16 atiradores brasileiros que disputarão a etapa da Copa do Mundo de Tiro Esportivo. O evento-teste começou na quinta-feira (19.04) e vai até o dia 28, no Royal Artillery Barracks, local de provas da modalidade nas Olimpíadas de 2012.

No evento não há disputa de vagas para os Jogos Olímpicos e os dois bolsistas classificados para Londres terão a oportunidade de competir com a elite do esporte mundial nas instalações olímpicas. Participam da competição 95 países e a delegação nacional conta com 16 atiradores.

Tênis
A cidade de São José do Rio Preto recebe entre os dias 21 e 29 de abril a etapa de abertura do Circuito Nacional Correios Infanto Juvenil, que será disputado em sete eventos neste ano. O maior circuito infanto-juvenil do tênis brasileiro conta com os principais tenistas brasileiros nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos.

Participam do evento jovens promessas que têm se destacado na base do tênis nacional, como Orlando Luz, bicampeão do Banana Bowl e da Copa Gerdau na categoria 14 anos, que já sobe para a categoria 16 anos em São José do Rio Preto. Orlando é atleta do Projeto Olímpico Rio 2016 da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), coordenado por Gustavo Kuerten e Larri Passos, em parceria com o Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico Brasileiro.

Vôlei
Os principais atletas brasileiros do vôlei de praia estão em Brasília, até o próximo domingo (22.04), para disputar o Circuito Mundial de Vôlei de Praia. A competição integra o calendário da Federação Internacional de Voleibol (FIVB, na sigla em inglês) e reúne duplas de 35 países – 68 no masculino e 68 no feminino. Nesta edição, o campeonato terá um peso a mais para seis duplas brasileiras: a chance de se aproximar da vaga para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, em julho.

Pentatlo moderno
A pentatleta que recebem o benefício do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, Yane Marques disputa a final da última etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, disputada na Rússia, no sábado (20.04).

Canoagem
Com patrocínio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), começa nesta sexta-feira (20.04) o Campeonato Pan-Americano de Canoagem de Velocidade 2012. A competição será disputada até domingo (22), na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro.

O Pan-Americano reúne mais de 150 atletas, entre os principais canoístas do continente, incluindo 31 adolescentes e 14 pessoas com deficiência, que representam 12 países. Com entrada gratuita, a prova é viabilizada com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Triatlo
No dia do 52º aniversário de Brasília, a cidade receberá a segunda e decisiva etapa do Campeonato Brasileiro de Triatlo. A prova, no estilo standard, o mesmo disputado nas Olimpíadas, terá 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. A largada será na Ponte JK, e deverá contar com a presença de cerca de 150 atletas.

Taekwondo
Manaus, no Amazonas, recebe no fim de semana pela primeira vez o Campeonato Brasileiro Interclubes de Taekwondo. A competição mobiliza 300 atletas de todo o país e vale 10 pontos no ranking nacional. A prova contará com atletas faixas pretas e coloridas divididas pelas categorias infantil, juvenil, sub-21, adulto e máster, que lutarão por um lugar no pódio, tanto na modalidade de luta (kiorugui), como em forma (poomsae).  

Vela
A cidade mediterrânea de Hyères, na França, recebe a Semana Olímpica Francesa de Vela e contará com a equipe olímpica brasileira, que entra na fase final de preparação para os Jogos Olímpicos. O evento é um dos mais importantes do primeiro semestre para a equipe nacional, que participa quase completa: as únicas ausências são Bruno Fontes, vice-líder do ranking mundial da classe laser, e Ricardo winicki, o Bimba, da classe RS:X, que estão em treinamento.

Maratona
Será disputada em Londres, no próximo domingo (22.04) a prova Virgin London Marathon. O Brasil será representado pelo brasiliense Marilson Gomes dos Santos e pelo paulista Solonei Rocha.  

Na Maratona de Pedova, na Itália, os corredores Sérgio Celestino, Rosangela Farias e Michele Chagas buscarão o índice Olímpico no próximo domingo. No feminino, o país será representado por Adriana Aparecida.

A dez dias do prazo final para a obtenção do índice para a disputa da maratona nas Olimpíadas de Londres, alguns atletas ainda se preparam para conseguir as marcas e – principalmente – ficar entre os três primeiros colocados no ranking brasileiro, os quais serão convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Breno Barros
Foto: Divulgação/CBT
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: