Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

19/04/2012 às 20h28 - Dupla brasileira garante vaga na final do Circuito Mundial de Vôlei de Praia  

As duplas brasileiras tiveram bons resultados nesta quinta-feira (19.04), terceiro dia da etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Apesar da derrota de Juliana e Larissa, o dia teve direito à classificação para a final de Maria Elisa e Talita, além de um aproveitamento de 100% entre os homens. A competição masculina segue amanhã (20.04) para as oitavas de final, enquanto as mulheres definem o título da etapa.

Maria Elisa e Talita superaram as italianas Cicolari/Menegatti por 2 sets a 1. As atletas enfrentarão na final as chinesas Xue/Zhang Xi, que derrotaram a dupla brasileira Juliana e Larissa na tarde desta quinta-feira, por 2 sets a 1, e acabaram com as chances de uma final verde-amarela entre as mulheres.  Amanhã, Juliana e Larissa enfrentarão as italianas na disputa pelo terceiro lugar. “Perder é sempre muito ruim, mas tudo acontece na hora certa. Conseguimos tirar uma lição disso e vamos buscar o pódio”, afirmou Larissa. “Hoje chegamos perto do que a gente quer. Ainda não é o ideal, mas vamos chegar. Sentimos o golpe e vamos ressurgir para buscar o terceiro lugar”, completou Juliana, que alcançou na parte da manhã a milésima vitória de sua carreira.

Na chave masculina, o Brasil colecionou vitórias. Márcio e Pedro Solberg derrotaram a dupla norte-americana Keenan/Mayer e, no segundo jogo do dia, enfrentaram os poloneses Kadziola e Szalankiewicz, vencendo por 2 sets a 1 (parciais de 21-19, 16-21, 12-15). Segundo Solberg, o Circuito é um importante retorno após a contusão que sofreu em fevereiro do ano passado: “Fiquei machucado e não tivemos a oportunidade de atuar bem no circuito brasileiro, mas treinamos forte de lá pra cá e estamos no nosso ápice aqui no Circuito Mundial”.  Para o companheiro de quadra Márcio, a vitória teve um gosto especial: o atleta alcançou a vitória de número 1.500 em sua carreira.

Alison e Emanuel (na foto fazendo um bloqueio) garantiram mais um vitória para o Brasil, aproximando-se da conquista do primeiro título do Circuito jogando juntos. A dupla é uma das indicadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) na disputa para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. “Estamos no nosso terceiro ano de preparação. O Circuito Mundial é como um teste de luxo. Aqui temos os prováveis times que vão para Londres. Estamos imaginando e nos preparando para o que vamos enfrentar lá”, afirmou Emanuel após a vitória sobre os franceses, por 2 sets a 0.

Brasília sedia a primeira das 13 etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia em 2012. A competição vale pontos para o ranking mundial da Federação Internacional, um dos critérios de qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres, em julho.

A final feminina será realizada nesta sexta-feira (20.04), às 10h50. Os homens disputam o título no próximo domingo (22.04), em horário a ser definido.

Classificação olímpica
No fim de janeiro, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou os nomes das seis duplas com chances de representar o Brasil no torneio de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos. No feminino, foram selecionadas Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Taiana/Vivian; no masculino, Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha e Márcio/Pedro Solberg. Todos os atletas estão inscritos na etapa brasiliense do Circuito Mundial.

Este ano, os critérios para a classificação olímpica são diferentes dos anteriores: as vagas são do país, e não das duplas, como acontecia desde os Jogos de Atlanta, em 1996, quando o vôlei estreou em Olimpíadas.

As 24 vagas de cada categoria – masculina e feminina – serão preenchidas de acordo com o ranking de qualificação olímpica da FIVB (até duas vagas por país). Serão considerados os 12 melhores resultados obtidos nas etapas do Circuito Mundial, Campeonato Mundial e Circuitos Continentais, até 17 de junho. A CBV definirá em julho os nomes que representarão o Brasil, entre as seis duplas mais bem classificadas no ranking mundial da FIVB.

Paula Braga
Foto: Glauber Queiroz
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: