Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

17/04/2012 às 17h59 - De olho em Londres, duplas disputam Circuito Mundial de Vôlei de Praia em Brasília  

Os principais atletas brasileiros do vôlei de praia estão em Brasília, até o próximo domingo (22.04), para disputar o Circuito Mundial de Vôlei de Praia. A competição integra o calendário da Federação Internacional de Voleibol (FIVB, na sigla em inglês) e reúne duplas de 35 países – 68 no masculino e 68 no feminino. Nesta edição, o campeonato terá um peso a mais para seis duplas brasileiras: a chance de se aproximar da vaga para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, em julho.

O destaque desta terça-feira (17.04) foi a dupla formada por Larissa e Juliana (foto). Elas venceram os dois jogos que disputaram: o primeiro contra as holandesas Mappelink e Van Gestel e o último contra as brasileiras Ângela e Lili. Para a dupla hexacampeã mundial e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, a competição é um importante nivelamento com as jogadoras estrangeiras que estarão nos Jogos Olímpicos Londres. “Aqui temos contato com várias das adversárias que poderão estar em Londres. Não tivemos nosso melhor desempenho hoje (terça), mas conseguimos vencer e tiramos lições para as partidas de amanhã (quarta)”, afirmou Larissa após a vitória por 2 sets a 1 sobre as compatriotas. “O Circuito Mundial é pauleira! Amanhã será um dia difícil, mas espero que tenhamos um desempenho melhor”, completou Juliana.

Para a atleta, a competição tem ainda mais um diferencial: é a chance de conquistar a milésima vitória em sua carreira. “Não estou tão preocupada com isso. Acho que as mil vitórias já estão encaminhadas. Meu objetivo aqui é fazer o meu melhor e conseguir o título do Circuito Mundial. Quanto às mil vitórias, só espero ter saúde para conseguir conquistar pelo menos mais metade desse número”, disse Juliana.

Critérios de classificação
No fim de janeiro, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou os nomes das seis duplas com chances de representar o Brasil no torneio de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos. No feminino, foram selecionadas Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Taiana/Vivian; no masculino, Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha e Márcio/Pedro Solberg. Todos os atletas estão inscritos na etapa brasiliense do Circuito Mundial.

Este ano, os critérios para a classificação olímpica são diferentes dos anteriores: as vagas são do país, e não das duplas, como acontecia desde os Jogos de Atlanta em 1996, quando o vôlei estreou em Olimpíadas.

As 24 vagas de cada categoria – masculina e feminina – serão preenchidas de acordo com o ranking de qualificação olímpica da FIVB (16 vagas, até duas por país). Serão considerados os 12 melhores resultados obtidos nas etapas do Circuito Mundial, Campeonato Mundial e Circuitos Continentais, até 17 de junho. A CBV definirá em julho os nomes que representarão o Brasil, entre as seis duplas mais bem classificadas no ranking mundial da FIVB.

Paula Braga
Foto: Glauber Queiroz
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: