Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

13/04/2012 às 17h14 - Confira a agenda esportiva deste fim de semana  

Neste fim de semana alguns atletas brasileiros terão a oportunidade de conquistar o sonhado índice olímpico para representar o país em Londres.  Na maratona, os atletas Damião Ancelmo e Flávio Guimarães disputarão a prova de Milão com o objetivo de marcar um tempo abaixo de 2h15min. No interior de São Paulo, na 7ª Copa Brasil/Baixa de Provas Combinadas, os atletas brigarão para registrar o índice exigido no decatlo para Londres.  

Confira os eventos nacionais e internacionais:

Atletismo
Os maratonistas Damião Ancelmo e Flávio Guimarães disputarão neste sábado (14.04), na Itália, a Maratona de Milão. A prova de 42 km pode garantir um lugar nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 para os atletas que baterem o índice olímpico, de 2h15m. O Brasil tem direito a três vagas e até agora só Marílson dos Santos já carimbou o passaporte.

A cidade de Campinas, em São Paulo, recebe neste fim de semana a 7ª Copa Brasil/Caixa de Provas Combinadas, no Centro de Esporte de Alto Rendimento (CEAR). Os atletas Luiz Alberto de Araújo e Carlos Eduardo Chinin são alguns dos destaques e devem brigar pelo índice exigido no decatlo para as Olimpíadas: 8.163 pontos. Líder do ranking brasileiro de 2011, Luiz Alberto somou 8.115 pontos no Troféu Brasil/Caixa, em agosto, em São Paulo, enquanto Carlos Eduardo, vice-líder, obteve 8.068 pontos numa competição disputada em Kladno, na República Tcheca.

Na marcha atlética, seis brasileiros disputarão em Portugal o 21º Grande Prêmio Internacional Rio Maior de Marcha, uma das competições que integram o circuito da Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) e  mais uma chance para os atletas conquistarem o índice para Londres.

Polo aquático
O Brasil terá mais uma chance de aumentar o número de modalidades das quais participará nos Jogos Olímpicos neste ano. Entre os dias 17 e 25 de abril, a seleção feminina de polo aquático tentará a classificação no pré-olímpico, que será realizado em Trieste, na Itália. Oito equipes disputarão a competição e as quatro melhores colocadas embarcam para a capital britânica.

Saltos ornamentais
O Parque Aquático Júlio de Lamare, no Rio de Janeiro, recebe até domingo (15.04) o Troféu Brasil de saltos ornamentais. A competição é o principal evento nacional da modalidade e reúne os principais saltadores do país, que estão em busca do índice para integrar a seleção que disputará os grandes prêmios do Canadá, Estados Unidos e Espanha. As competições antecedem os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e fazem parte do circuito da Federação Internacional de Natação (FINA).

Esgrima em cadeira de rodas
A Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas acontece no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo, dentro da Feira Internacional de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), até domingo (15.04).

Hipismo
Começa nesta sexta-feira (13.04), na hípica no Rio de Janeiro, o Brasil Horse Tour, com mais de 200 atletas. A competição será a terceira e última utilizada pela Confederação Brasileira de Hipismo como observatória para a seleção dos conjuntos que poderão se juntar a outros sete na Europa, para treinamento. Desses, sairão os cinco que vão representar a equipe brasileira de saltos nas Olimpíadas.  

Pentatlo moderno
Recife recebe, no domingo (15.04), o Biatlo Moderno de Pernambuco, competição que será realizada pelo terceiro ano consecutivo na cidade e reunirá atletas de todo o país disputando as provas de corrida e natação. A novidade para essa edição é que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) buscará jovens talentos que participarem da competição para treinar no projeto Penta Jovem, desenvolvido no centro de treinamento da confederação na capital pernambucana.

Nomes importantes do pentatlo, como Larissa Lellys, Priscila Oliveira, Felipe Nascimento, Daniel Velasques, Aloísio Sandes e a medalhista pan-americana Yane Marques – beneficiada pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte –, marcarão presença no biatlo.

Jogos Brasil/Itália
Promover o intercâmbio cultural por meio do esporte. Esse é o objetivo dos Jogos da Juventude Brasil/Itália, evento esportivo que reúne jovens descendentes de italianos para fortalecer as ligações entre os dois países. A primeira etapa deste ano terá início no sábado (14.04) em Belo Horizonte. Cerca de 250 participantes, com idades entre 11 e 13 anos, disputarão três modalidades – atletismo natação e futebol. A competição conta com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Judô
A partir deste fim de semana, judocas de todo o Brasil terão a chance de participar da mais democrática competição de judô do país: Regionais. Criada pela Confederação Brasileira de Judô, os brasileiros regionais são o evento classificatório para os campeonatos nacionais finais, mais conhecidos como “brasileirões” de todas as classes de idade. São esperados, em média, 400 participantes por evento.

Os primeiros brasileiros regionais acontecem em Belém (PA – Região I) e João Pessoa (PB – Região II). Também recebem o evento no decorrer do mês de abril Vitória (ES – Região III), Brasília (DF – Região IV) e Curitiba (PR – Região V).

Ginástica
Estrelas da ginástica brasileira e beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, como Daniele Hypólito e Arthur Zanetti, participarão do Segundo Meeting Internacional  de Ginástica Artística. A competição será realizada neste fim de semana (14 e 15.04) no Ginásio Poliesportivo Adib Moyes Dib, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Vôlei de praia
O Circuito Mundial de Vôlei de Praia começa no domingo (15.04), e vai até o dia 22 de abril, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Mais de 150 duplas disputarão a etapa nacional nas categorias masculina e feminina.   

Breno Barros
Foto: divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: