Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

11/03/2012 às 11h10 - Bolsista de 15 anos conquista primeira vaga nacional em Londres 2012 na canoagem slalom  

A canoísta brasileira Ana Sátila Vieira Vargas, de apenas 15 anos, conquistou neste sábado (10.03) uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres. Ana, beneficiada pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, conquistou a medalha de ouro na prova de K-1, caiaque individual, no Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom, disputado em Foz do Iguaçu, no Paraná, neste fim de semana.

Para a bolsista, a conquista foi fruto de muito treinamento e dos ensinamentos transmitidos pelo técnico da seleção brasileira, o italiano Ettore Ivaldi. “Foi muito tempo de treinamento, e o Ettore trabalhou demais com toda a equipe. Essa vitória não é só minha, é de todos os atletas da seleção”, disse Ana. O técnico foi contratado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) para treinar a equipe brasileira visando aos Jogos Olímpicos Rio 2016, mas em pouco tempo já rendeu resultados, como a vaga para Londres.

Última a entrar nas águas, a brasileira fez o percurso em 106s92, superando as canadenses Jessica Groeneveld (111s51) e Thea Froehlich (113s75). Na próxima terça-feira (13.03), Ana completa 16 anos e pode se tornar uma das mais jovens atletas da delegação brasileira na Inglaterra.

Ana Sátila faz parte do programa desportivo Equipe Permanente de Canoagem Slalom em Foz do Iguaçu. A iniciativa é uma dos projetos patrocinados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), viabilizados pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Praticada em corredeiras e com obstáculos, a canoagem slalom é disputada em Foz do Iguaçu em uma pista artificial. Ela é a única do tipo na América Latina e uma das dez melhores do mundo, pois aproveita o espaço inicialmente construído por Itaipu Binacional para a piracema (período de desova dos peixes).

Ascom – Ministério do Esporte
Foto: Divulgação
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook 

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: