Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

V Edição - Início

 

V Jogos da Juventude de 26 de Julho a 05 de Agosto de 2001
Recife - PE

Recife recebeu mais de 2.400 atletas na volta dos Jogos da Juventude, paralisados desde 1998. Com ótimas atrações turísticas e um grande número de complexos esportivos de qualidade, a capital pernambucana proporcionou um cenário ideal para juntar jovens e esporte. Atletismo, basquetebol, ginástica olímpica, ginástica rítmica desportiva, judô, handebol, natação sincronizada, pólo aquático, tênis de mesa e voleibol foram as modalidades disputadas por atletas de 12 a 17 anos, representantes de todos os estados brasileiros.

Mais uma vez, os Jogos da Juventude foram um espelho das conquistas do país no esporte, tendo o maior número de praticantes no atletismo e no handebol, modalidades em destaque em competições internacionais.

A Rede Cenesp também marcou presença, realizando avaliações físicas e psicológicas nos competidores. O trabalho do Cenesp, organizado pelas unidades de Pernambuco, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, contou, ainda, com uma avaliação até então inédita em Jogos da Juventude, o scout, no qual profissionais analisam o desempenho das equipes durante o jogo e apontam falhas e qualidades de cada uma.

Além do desenvolvimento dos jovens atletas, os jogos se favoreceram o aperfeiçoamento profissional de técnicos e árbitros, com cursos de atualziação técnica, preparação física e arbitragem para o atletismo, o basquetebol, a natação sincronizada e o judô.

Nesta edição dos Jogos, foi instituído o Troféu Eficiência Adhemar Ferreira da Silva, em homenagem ao bicampeão olímpico de salto triplo. O troféu é entregueao estado mais eficiente da competição, usando o critério de avaliação que atribui pontos do primeiro ao oitavo lugar. O vencedor deste prêmio nos V Jogos foi São Paulo.

O grande destaque dos Jogos de Recife foi a ginasta sergipana Larissa Barata, que participou, também, da edição de Goiânia, em 97, e conquistou medalha de ouro nas cinco modalidades que disputou.