Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

O que é

As Olimpíadas Escolares são a etapa nacional das competições estudantis. Durante o decorrer do ano os estados realizam suas etapas, que são gerenciadas pelos Comitês Organizadores Estaduais - formados pelas Secretarias de Educação ou de Esporte de cada federação. Estes Comitês fazem parceria com a Federação Estadual de Desporto Escolar e representam o esporte estudantil nos estados do país.

As primeiras etapas das Olimpíadas Escolares, além de serem classificatórias, possibilitam que estados e municípios realizem eventos que preparam e estimulam os estudantes para o esporte. Oito modalidades serão disputadas - atletismo, basquete, futsal, handebol, vôlei, xadrez, natação, judô e tênis-de-mesa.

Classificados nas etapas estaduais, os estudantes de todo o Brasil se reúnem para disputar as Olimpíadas Escolares. Reformuladas em 2005, as competições passaram a ser realizadas em duas fases. A primeira para adolescentes de 12 a 14 anos e a segunda para estudantes com idades entre 15 e 17 anos, todos regularmente matriculados no ensino fundamental e médio, público ou privado.

O evento tem grande importância para incentivar a participação dos estudantes de todo o país em atividades esportivas, promovendo uma ampla mobilização da juventude estudantil brasileira em todas as etapas, além de ter papel fundamental na revelação de talentos.

Os resultados alcançados pelos atletas na primeira fase das olimpíadas serão utilizados para a classificação para os Jogos Sul-americanos. Em 2007, a competição será realizada em La Serena, no Chile, entre 2 e 8 de dezembro.

As Olimpíadas Escolares são fruto de uma parceria entre o Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). De acordo com a Lei Agnelo/Piva, os organizadores garantem aos atletas todas as despesas com transporte, alimentação, hospedagem e premiação