Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

31/03/2011 às 18h39 - Praça da Juventude em Aracaju celebra Promoção da Qualidade de Vida  

A Praça da Juventude, projeto do Ministério do Esporte, na comunidade do Conjunto Augusto Franco, em Aracaju (SE), terá na próxima semana programação especial em comemoração à Semana Nacional de Promoção da Qualidade de Vida. As atividades serão organizadas, principalmente, pelo projeto Academia na Cidade, desenvolvido na Praça desde setembro do ano passado.

O projeto sergipano, voltado para proporcionar qualidade de vida na comunidade, celebra sete anos de existência, com muitas conquistas. “Atualmente, atendemos cerca de seis mil pessoas, em 15 núcleos. Ao longo desses anos de trabalho, tivemos muitos reconhecimentos, assim como estudos que verificaram os benefícios obtidos, em especial, pelas pessoas hipertensas e diabéticas”, explica Sayonara Carvalho, coordenadora geral da Academia na Cidade.

Para viabilizar a iniciativa, o Academia na Cidade tem parcerias com a secretaria municipal de Saúde, que direciona pacientes das unidades de saúde, e com o núcleo de aptidão física da Universidade Federal de Sergipe, que encaminha estagiários no último ano do curso de Educação Física para auxiliar os professores.

Inicialmente, o público-alvo era a terceira idade e portadores de doenças como hipertensão e diabetes. Hoje, as turmas são diversificadas e divididas por idade; para crianças, jovens e adultos. As aulas na Praça da Juventude são ministradas de segunda a sexta-feira, das 5h às 8h e das 16h às 19h, com cerca de 50min cada.

A praça foi a primeira inaugurada pelo Ministério em todo o país. A gestão é municipal e permite que a comunidade a utilize com horários marcados. As atividades são diversas: aulas de capoeira; grupos de teatro e dança; quadrilha junina e escolinha de basquetebol, por exemplo. A administração do local é de responsabilidade do departamento de Esporte da Fundação de Cultura, Turismo e Esporte – Funcaju, que realiza os agendamentos.

O Ministério do Esporte disponibiliza um projeto básico para as prefeituras que tiverem interesse em implementar a Praça da Juventude nas cidades. “Nós repassamos o recurso para a construção da Praça, mas o município precisa tomar a frente da gestão. Sugerimos, inclusive, um tipo de gestão compartilhada, em que a população tem voz ativa”, afirma a gerente de projetos do Ministério Luiza Rangel.



Lilian Amaral
Ascom – Ministério do Esporte

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: