Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

31/05/2010 às 10h42 - Ministro do Esporte inaugura primeira Praça da Juventude do país em Aracaju (SE)  

O ministro do Esporte, Orlando Silva, inaugurou na última sexta-feira (28/05) a primeira Praça da Juventude do Brasil na capital sergipana de Aracaju, em parceria com o prefeito do município, Edvaldo Nogueira. O espaço de 20.400 m² estará à disposição da comunidade do conjunto Augusto Franco, que terá acesso a uma quadra coberta, pistas oficiais de atletismo com piso anti-derrapante, pista de salto, equipamentos de ginástica e um espaço especial para atividade física da terceira idade.

A obra custou R$ 2,5 milhões, sendo 13.500 m² construídos com recursos da Prefeitura de Aracaju e 6.900 m² com recursos federais. Segundo o ministro, a construção da Praça da Juventude em Aracaju é parte de um esforço do governo federal para reduzir o déficit em infraestrutura esportiva no Brasil. “Desde quando chegamos ao governo em 2003 até hoje, contratamos cerca de 10 mil obras de construção e reforma de instalações esportivas”.

O ministro elogiou a rapidez e eficiência da Prefeitura de Aracaju na execução do projeto e anunciou que outras praças estão sendo construídas no estado. “Aracaju foi a primeira cidade que recebeu recursos para a construção de Praças da Juventude, um programa de investimento em infraestrutura esportiva que procura requalificar espaços públicos nas cidades. Ele cresceu rapidamente em Sergipe e já estão em andamento as construções de mais nove praças”, disse.

Orlando Silva afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva gostou tanto do projeto Praças da Juventude que o incorporou no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). “O presidente Lula incorporou essa iniciativa no PAC 2. Serão construídas outras 800 praças em todo o Brasil. É uma forma de criar o ambiente das cidades mais favoráveis à atividade física, que permita o esporte como fator de integração social e promoção de qualidade de vida”, explicou.

Ao final da inauguração, o ministro foi condecorado com a medalha do Mérito e Serigy, ordem grã-cruz, a mais alta condecoração concedida pela Prefeitura de Aracaju. A comenda homenageia personalidades que contribuem com a cidade e com os aracajuanos.

Aracaju na Copa 2014
O prefeito de Aracaju, Edivaldo Nogueira aproveitou a visita do ministro Orlando Silva à cidade e protocolou um pedido para que a capital sergipana seja uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. “Queremos que Aracaju hospede uma seleção na fase de treinamento do Mundial.”

O ministro recebeu o pedido e disse que Aracaju poderá ter papel importante no projeto da Copa de 2014. Além disso, ele anunciou a liberação de R$ 10 milhões para a reforma do Batistão, o maior estádio da cidade, que abrigaria uma seleção na fase de preparação do Mundial.


Clara Mousinho
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: