Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Início

Saiba tudo sobre o Pan acesse www.brasilnopan.com.br

Programa " Pan 2007"

Os Jogos Pan-americanos Rio 2007 recebem grande atenção do governo federal. Ao todo, 16 ministérios, além da Presidência da República e empresas estatais estão mobilizados em elaborar ações e medidas que façam desta edição um marco na história do evento.

Com a incumbência de responder pelas ações federais em torno do evento, o Ministério do Esporte coordena a Secretaria Especial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (Sepan), criada por Decreto Presidencial. A secretaria atua também como interlocutora entre o executivo federal e o Comitê Organizador dos Jogos (CO-RIO) e as demais esferas de governo envolvidas na organização do evento, como o Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Cerca de 50% dos custos de obras e dos investimentos envolvidos no Pan são bancados pelo governo federal. Entre os destaques das ações do governo federal estão as obras no Complexo Esportivo Deodoro. Localizado na Vila Militar, zona Oeste do Rio de Janeiro, o Complexo vai abrigar o Centro Nacional de Hipismo e o Centro Nacional de Tiro, instalações sem similar na América Latina. No Complexo, serão realizadas as provas de Hipismo, Hóquei sobre Grama, Tiro Esportivo, Tiro com Arco e Pentatlon Moderno - que reúne competições de tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida. Após os Jogos, o local será um centro de excelência para o desenvolvimento do esporte, que vai servir para treinamento de atletas, descobertas de novos talentos e formação de corpo técnico.

Assim também será com outros investimentos federais para os jogos, como a qualificação do Ladetec, responsável pelos exames antidopping, o Centro Aquático, onde serão realizadas todas as provas de natação, e ainda ações na área de segurança, turismo e envolvimento das comunidades que residem nas áreas próximas aos locais de prova do evento. Programas de inclusão social, educação e geração de trabalho e renda estão sendo desenvolvidos graças ao trabalho conjunto de diversos ministérios.

Outro grande investimento do Governo Federal é a Vila Pan-americana, local de alojamento de atletas e oficiais dos Jogos.

Visite o hotsite do Pan e saiba tudo sobre o evento: