Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

24/08/2011 às 21h22 - SÉRIE DE REPORTAGENS: Bolsa-Atleta rumo ao Pan de Guadalajara  

O portal do Ministério do Esporte inaugura, nesta quarta-feira (24.08), uma série de matérias sobre os bolsistas classificados para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, no México. O programa Bolsa-Atleta garante manutenção pessoal e esportiva mínima aos competidores de alto rendimento.

O Brasil vai conhecer com detalhes as modalidades, o que fazem esses atletas, a trajetória para alcançar o pódio, o desempenho nos treinos, os obstáculos e as conquistas que os levaram à classificação para campeonatos internacionais.

A modalidade que abre a série de reportagens é o pentatlo moderno, esporte olímpico praticado por homens e mulheres, individualmente ou em equipes. Compõe-se de cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida.

Sonho olímpico
Uma das principais pentatletas do Brasil é a bolsista Priscila Santana Veríssimo de Oliveira. Aos 22 anos, a pernambucana acumula importantes vitórias em sua carreira, ocupando a segunda posição do ranking brasileiro e a 24ª do ranking mundial. A mais recente conquista foi o bicampeonato sul-americano, em junho, no Rio de Janeiro, que garantiu vaga nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Nos Jogos Mundiais Militares, Priscila levou o Brasil ao lugar mais alto do pódio na disputa feminina por equipes, ao lado da também bolsista Larissa Lellys e da ex-bolsista Yane Marques (primeira no ranking nacional e terceira no mundial).

De acordo com Priscila, este é o seu momento no pentatlo moderno e o início de um bom desempenho em nível internacional. “Após conquistar minha ida para o Pan de Guadalajara, sonho com uma vaga olímpica. Meus últimos resultados fazem com que eu acredite que tenho chances junto às principais pentatletas, as européias.”

A pentatleta também foi bronze no Sul-Americano, em 2007 e 2008, e no Pan-Americano da categoria, em 2010, além de ser campeã brasileira no mesmo ano.

Masculino
O programa Bolsa-Atleta tem o seu destaque na categoria masculina: Luís Armando Camargo Barroso Magno, primeiro no ranking nacional e 27º no mundial. Ele começou a praticar pentatlo moderno em meados de 2009. Dois anos depois, já havia se tornado o principal nome brasileiro.

Luís viveu sempre em instituições militares e hoje é primeiro-tenente pela Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE). Ele alterna a rotina de treinos na capital fluminense e o convívio com a família em Porto Alegre.

A vida militar como primeiro-tenente foi fator determinante para o Brasil conseguir sua melhor participação em uma edição dos Jogos Mundiais Militares, no mês passado, no Rio de Janeiro. Luís subiu ao pódio duas vezes, ao conquistar a prata por equipes na disputa masculina e o bronze no revezamento misto. Em 2010, foi o sétimo colocado no Pan-Americano da categoria.

O Bolsa-Atleta também concede benefício financeiro a Wagner Siqueira Romão – segundo no ranking nacional e 58º no mundial. Formado em 2000, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), Wagner já se dedicava ao pentatlo moderno antes de entrar para a vida militar.

Nos últimos Jogos Mundiais Militares, ao lado de Luís Magno e Daniel Santos, conquistou a medalha de prata na disputa masculina por equipes. Além desse título, foi campeão sul-americano em 2007, tricampeão brasileiro em 2006, 2008 e 2010, vice-campeão sul-americano em 2005 e 2006 e 11º nos Jogos Pan-Americanos, em 2007, no Rio de Janeiro.

Confira a série de reportagens sobre a preparação dos bolsistas rumo ao Pan de Guadalajara:



Ciclistas querem mostrar evolução em Guadalajara  

Casal de karatecas treina para disputar Jogos de Guadalajara 

Atletas do boliche buscam ouro inédito 

Seleção de esgrima projeta pódio em Guadalajara  

Vela nacional pretende manter tradição de vitórias  

Talento do tiro com arco é promessa de medalha  

Canoagem intensifica treinamento.

Bolsa-Atleta rumo ao Pan de Guadalajara – Pentatlo Moderno

Cleide Passos
Foto (montagem com fotos dos atletas Luís Magno e Priscila Oliveira): Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: